11 fevereiro 2006

A amnésia de Bush

Poderá o escândalo Abramoff, o judeu ortodoxo apanhado num esquema de corrupção que envolvia advogados e funcionários da Administração, repercutir sobre o próprio Bush? Este, certamente embaraçado por ter recebido na Casa Branca o agora réu, alega que de nada se lembra. Apesar do que as diversas fotografias tiradas a ambos revelam da frequência dos seus encontros.
Abramoff terá sido convidado para visitar o rancho de Bush em Crawford, no Texas, mas, como não pode viajar aos sábados, declinou o convite. O motivo para este convite foi a contribuição de Abramoff para a reeleição do presidente: 100 mil dólares.
O esquema de financiamento das campanhas eleitorais nos EUA é um convite permanente à corrupção, à promiscuidade de interesses, à promoção de políticas que favoreçam directamente os financiadores – enfim, é um sistema instituído de corrupção em larga escala.
Há uns tempos até o Washington Post relatava que os membros do Congresso atendiam chamadas e prestavam atenção aos requerimentos dos seus constituintes consoante estes fossem financiadores mais ou menos generosos. O que indicava, segundo o Post, o grau de corrupção e degradação do sistema político americano.