09 dezembro 2005

Sobre Camarate

Um anónimo (who else?) criticou a ausência de referências neste blogue aos 25 anos passados sobre o despenhamento do Cessna em que seguiam Sá Carneiro, Amaro da Costa e outros. Dar-lhe-ia razão pela omissão se o "Santos da Casa" fosse um espaço de exaustiva análise da actualidade e não uma modesta tribuna de debate de alguns temas, à medida do meu tempo livre e disposição.
Depois, o tom malicioso da crítica, à anónimo, pouco me predispõe a responder. No entanto, o tema merece que lhe dediquemos algumas linhas.
Para mim, Camarate foi um atentado. Por aquilo que li (e vi: "Camarate", o filme de Luís Filipe Rocha é um documento extraordinário - e credível), pela conspiração do silêncio e pela pressa do arquivamento de que deram mostras muitos políticos e magistrados de Portugal, à revelia das provas mais ou menos concludentes de que não se estava na presença de um simples acidente, levam-me a esta conclusão.
Quem é que estaria interessado em que o primeiro ministro de Portugal e o ministro da defesa morressem? Eanes, a lutar por uma reeleição? Soares, por despeito perante quem lhe fazia sombra na sua luta permanente e grotesca por um lugar de destaque na governação do país? Os militares envolvidos em negociatas obscuras, investigadas e conhecidas por Amaro da Costa? Os comunistas, desconfiados de quem dissera um dia que «o problema do comunismo em Portugal resolve-se por via administrativa»?
Pode-se especular ad infinitum sobre as motivações do crime e seus beneficiários (reais e potenciais). Pode-se até admitir, mesmo pela conjunção de acções tendentes ao arquivamento do processo, a hipótese de uma acção conjunta de diversos sectores da sociedade portuguesa interessados em que as figuras citadas desaparecessem sem fazer "mais estragos".
Uma coisa é certa: 11 de Março, 25 de Novembro, 4 de Dezembro são datas fulcrais na vida do "Portugal democrático" que continuam envoltas numa núvem de especulação e incerteza. Que tem beneficiado muitos dos principais actores políticos (e não só) dos últimos 30 anos. Que são, como se sabe, tudo menos uma história de sucesso - para o País, não para alguns.

3 Comments:

Blogger JSM said...

Caro FGSantos
Pode talvez acrescentar, uma pista internacional (os empregados de cá só servem para fazer o trabalho sujo). Gostei particularmente da sua síntese:'(...) Que são, como se sabe, tudo menos uma história de sucesso - para o País, não para alguns.
Um abraço.

09 dezembro, 2005 13:11  
Anonymous Anónimo said...

Señor Santos : ha visto "Astrologiaecabala" del dia de la fecha, referente al "accidente" de Camarate.....?

09 dezembro, 2005 20:04  
Anonymous Anónimo said...

At 05 Dezembro, 2004 13:57, xxxxx said...
Durante a tarde apercebi-me do alvoroço recatado em que alguns do ck-in/reservas da tap andavam. Fiquei a saber que a comitiva reservara espaço para o voo tap lis/opo. Ouvi via (scaner) rádio, todas as acções feitas para provocarem o atraso na saída do tap lis/opo e o consequente desembarque da comitiva. Saí de serviço murmurando 'a esquerda ganhou', mesmo que vá de teco-teco já chega mto atrazado ao comício.
Quando cheguei a casa via na TV o que sucedera. Imediatamente concluí o óbvio.
(Nunca imaginara que chegassem a tanto!...)

12 dezembro, 2005 00:23  

Enviar um comentário

<< Home