20 novembro 2005

Memória de Francisco Franco

O diário “El Mundo” de ontem, a propósito dos 30 anos do passamento do Generalíssimo Franco, publica uma sondagem interessante.
Ficamos a saber que se 5,3% dos inquiridos têm uma imagem “muito boa” do ditador (9,8% entre os maiores de 65 anos), 11,6% têm uma imagem “boa” e 25,1% “regular”. Ou seja, mais de 40% dos inquiridos têm uma imagem não negativa de Franco. Certamente que os desmandos democráticos, desde a plutocracia galopante, passando pela corrupção (material e de costumes), deixam muita gente com saudades, se não do regime, pelo menos de alguns dos seus aspectos que reputam mais positivos e, quiçá, exemplares a nível da conduta de homens de Estado e da convivência em sociedade.
Também curioso é o facto de 36,5% dos inquiridos afirmarem que a qualidade de vida dos espanhóis melhorou durante o consulado franquista (50,2% dizem que não), sendo essa percentagem de 26% entre os habituais votantes da Izquierda Unida! Contra factos nem o preconceito ideológico tem por vezes argumentos.
Também significativo o facto de serem mais (41,3%) que menos (25,5%) os que acham que a política do actual governo em relação à Guerra Civil abre feridas do passado. Como se escreve noutra página do referido diário, Felipe González, com todos os seus defeitos, não praticou esta política vingativa, maniqueísta e basicamente odienta.
Publica-se ainda uma fotografia de uma estátua equestre de Franco em Santader, uma das cinco que ainda se erigem em terras de Espanha. Até quando?

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

D.Francisco Franco Bahamonde, Caudillo de España, gallego sabio, amigo de Portugal; bajo su consulado reinó en España la prosperidad y el orden público; dio sabias leyes contra el bandidaje y el terrorimso.....Caudillo de España.....¡Presente!.....

20 novembro, 2005 13:20  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

Muito Caro Amigo:
é bem verdade, o Sr. Zapatero é como essa outra figura pública, o Sr. Vale e Azevedo, ou, quando se vê aflito, o PCP: atira com o espantalho do inimigo e com a oposição clara que lhe protagonizará. Na mira de que as suas incapacidades sejam esquecidas.

20 novembro, 2005 19:21  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Zapatero? No, Zapatero y basta.

20 novembro, 2005 20:17  
Anonymous Anónimo said...

Grandes elogios al Caudillo en comentario a post de "Actual Digital".

20 novembro, 2005 20:18  
Anonymous Anónimo said...

Arriba España, Viva Franco

21 novembro, 2005 08:28  
Anonymous Anónimo said...

1 - Tive o prazer de ver a estátua de Franco em Santander este verão que passou.
2 - O jornal ABC de ontem publicava várias reportagens alusivas a Franco e uma delas referia a austeridade espartana com vivia no El Pardo, coisa que admirou muito boa gente talvez porque sabem que
Zapatero já gastou não sei quantos milhares de euros do erário público a remodelar a Moncloa, sendo a sua última "obra" o aquecimento e cobertura da piscina para que sua mulher possa praticar natação em casa !
JLL

21 novembro, 2005 09:19  
Anonymous Anónimo said...

Mensaje para JLL: Estimado amigo: 1- Sonsoles Espinosa, la mujer de Zapatero, es hija de un militar franquista, que tenia un estanco en Avila; 2- Mucha gente se está abonando en España a Cabo TV para ver el futbol y no tener que pagar al Canal Digital de Polanco.Saludos.

21 novembro, 2005 18:09  
Blogger Unknown said...

Tal como Franco, Salazar era um homem de vida espartana. Os actuais politicos são todos uns esbanjadores de dinheiros publicos.
São como os jogadores de futebol, já não jogam pela camisola...jogam pela equipa que ofercer mais dinheiro e condições.

22 novembro, 2005 00:06  
Anonymous Anónimo said...

El almirante don Luis Carrero Blanco también era hombre sobrio y de vida espartana.

23 novembro, 2005 13:07  
Anonymous Anónimo said...

Santanderino ejemplar.

26 novembro, 2005 19:15  
Anonymous Anónimo said...

El ABC de Carcalejos ha cambiado de bando......

05 dezembro, 2006 16:34  
Anonymous Anónimo said...

Las ventas de ABC se disparan tras la marcha de Zarzalejos

25 maio, 2008 21:20  

Enviar um comentário

<< Home