27 janeiro 2006

O Terceiro Reich em ruínas

Um site muito interessante, este "Third Reich in Ruins", colecção de fotografias de locais da Alemanha e Áustria ao tempo do nazismo e hoje, coligidas pelo filho de um oficial americano que por lá andou na II Guerra Mundial. Um exemplo interessante é o da visita do ex-rei Eduardo VIII (o tal que abdicou e casou com a americana Wallis Simpson) a Hitler, em 1937:

Outro exemplo é o do campo de concentração de Mauthausen (que ao que parece já nem os historiadores dizem que foi de "extermínio" mas ainda assim apresenta uma "câmara de gás"), que visitei em 1990. A sinistra "Escada da Morte", que os prisioneiros tinham que subir carregados de pedras, impressionou-me bastante, até porque os degraus são, diria sadicamente, muito altos e, portanto, extremamente difíceis de subir.

Mas façam as vossas próprias pesquisas, que o site abunda em documentos fotográficos de inegável interesse.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por falar em "câmara de gás" de Mauthausen, também é de refrir que em Struthoff Natzviller, onde também existiu um campo de concentração e que os próprios individuos que afirmam ter existido o holocausto de 6 milhões de judeus dizem não ter sido de extermínio, a verdade é que nesse mesmo campo existe uma placa a indicar o caminho e redigida em francês com a legenda "chambre du gas"...

28 janeiro, 2006 21:15  

Enviar um comentário

<< Home