25 janeiro 2006

"A Casa de Sarto" alvo de ataque soez

Os nossos amigos de "A Casa de Sarto" foram vítimas do ataque grotesco de uma tal "Católica Praticante" (na caixa de comentários deste postal). A dita senhora, certamente incomodada pelo tradicionalismo vigente naquela casa, decide atacar a suposta ideologia dos seus autores, vindo à baila - já adivinharam - palavras como nazi, fascista, xenófobo e outras do género.
Não espanta o ataque, tão habitual ele é entre tantos que passam a vida a louvar a suposta "grandeza moral" da democracia, mordendo-se na verdade por os que não admiram este sistema de governo poderem com maior ou menor dificuldade expressar os seus pontos de vista heterodoxos. É velha máxima de "liberdade zero para os inimigos da liberdade". Já dizia o outro que «quando ouço vivas à liberdade vou logo à janela ver quem é que vai preso»...
Mas, como disse, por aqui nada de novo. O que, não sendo realmente uma novidade, me admira ainda assim é a incapacidade voluntária em tentar perceber o ponto de vista alheio. O Sarto bem pode argumentar que os seus arquivos demonstram a sua não adesão a ideários racistas ou filo-nazis que não adianta. Basta ter uma ligação a um site com nome "característico" para estar feito o quadro do fascista encapotado. Terrorismo ideológico, pois então. Diabolização (excusez du mot, Mme CP!) de quem nos incomoda com as suas ideias. E viva a liberdade!

14 Comments:

Blogger Paulo Cunha Porto said...

Oh FG Santos! Sempre tens cada uma! Faz favor de só me aconselhares leituras em línguas que existam. Eu não percebo outras. Arre! Vale que o Corcunda tem lá umas prosas muito acertadas, em resposta a quê é que não consigui perceber. E se resolveres instituir o Prémio Nobel da Paciência dá-o ao Sarto, que para aquilo, se não é de Santo, anda perto.

25 janeiro, 2006 20:30  
Anonymous Anónimo said...

As minhas recentes observações sobre a óbvia associação entre blogues ditos tradicionalistas católicos ( a Casa de Sarto) e a extrema direita, movimentos neonazis e filo- fascistas tem provocado un petit frisson em certos sectores da blogosfera.




Curiosamente, notou-se em alguns , um “sobressalto instintivo” de quem se sente posto a nu, que resvalou para vários ataques ao Fórum Paróquias e Igreja Católica em geral e , como não podeRia deixar DE SER para a minha pessoa, ou muito particulrmente para a minha condição de mulher.


A ligação ao ideário nazi e de extrema-direita dos ditos tradicionalistas de rito tridentino é evidente de várias formas.

1) Em primeiro lugar pelos links/autores de referência que abundantemente citam e publicitam nos seus blogues, em particular o da casa de sarto.

Os links que um autor de um Blogue selecciona não são aleatórios ou assépticos.

Representam uma forma do autor publicitar um determinado ideário/ simpatia, ou admiração estética com que o autor do Blogue se identifica…

Aliás quase sempre podemos avaliar as simpatias ideológicas, as orientações políticas ou a matriz de valores essencial de um bloggue pelos seus links / sites de referência. E isto é particularmente óbvio em Blogues que são de natureza estritamente ideológica e panfletária, como é o caso do Blogue citado.

2) Donde , a publicidade a blogues fascistas e neonazis , assim como a escolha de terminados temas em debate ( por exemplo, a questão da raça) é um indício claro do ideário do autor do blogue.
A referência adeterminados autores ( quadros filosóficos) é outro elemento que e conota indelevelmente a ideologia tridentina dacasa de sarto a estes sectores.

( Devo dizer, que através da casa de sarto - quer nos seus links, quer nas suas caixas de comentários é possível aceder às manifestações do mais radical, anti semitismo, racismo, xenofobia que existem na blogosfera portuguesa.
Além apologia explícita do nazismo e neofascismo.

Fenómeno aliás que não é estritamente português , mas se observa noutros sites TRADICIONALISTAS do mesmo tipo…
( sobretudo américa latina espanha, itália....)

Ora, tal publicidade a estes valores (ainda que negada) ou resulta de uma profunda ingenuidade ou traduz, no mínimo, uma simpatia explícita por esse ideário.

Donde a minha observação:


Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és

Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele



3) A constatação deste facto - A ligação ao ideário nazi e de extrema direita dos ditos tradicionalistas de rito tridentino -

conduziu a uma série de insultos sobre a minha pessoa , do mais abjecto possível.

Qualquer vulgar proxeneta é um menino de coro ao lado da linguagem de certos frequentadores dO TAL Blogue tridentino, tão pretensamente católico..

Resta acrescentar que o tutor do blogue apadrinhou essa linguagem, e que um único comentador - FG Santos revelou algum cavalheirismo e laivos de boa educação..


Subjacente ao insulto bacoco e sexista está a expressão de uma feroz misoginia, que, tal como o racismo e do anti-semitismo são a matriz essencial do pensamento nazi. Tão próximos do ideário dos tradicionalistas de rito tridentino !....


Por último:

A grande frustração destes redutos isolados – é o facto de serem meia dúzia de indivíduos a falarem sozinhos, a alimentarem-se uns aos outros num circuito fechado e num discurso ESTÈRIL.

É esta a verdadeira Excomunhão – não a que Papa decretou aos seus ideólogos originais , mas a excomunhão a que se votam actualmente ao excluírem-se da comunidade de fé e oração a que todos nós católicos SOMOS.

Só nos resta rezar eles.

Em bom português e não em espanhol.

Católica Praticante

26 janeiro, 2006 19:59  
Blogger O Corcunda said...

A senhora Católica Protestante porque é que não desampara a loja?!

1) Explique lá porque razão é que ao lado de blogues nazis (como diz) há blogues do PSD (o Geraldo), liberais (Causa Liberal, O Insurgente), libertários (como o Buiça) e em muitos casos até esquerdistas (Bichos Carpinteiros, Causa Nossa)...
Porque razão é que são os fascistas que são aparentados com a Casa de Sarto e não os outros!

2) A senhora nunca se retratou, uma vez que disse que o Fascismo em Rede era um blogue racista...
Provámos que não!

3) A Casa de Sarto tem muito mais visitantes do que aquela porcaria onde a senhora escreve (e mal)!
A Casa de Sarto é um blogue reconhecido por muitos católicos, tanto liberais como conservadores (alguns dos quais pertencem ao corpo docente Universidade Católica Portuguesa) e não é uma iletrada, falsamente católica (pró-contracepção, pró-aborto, pró-educação sexual) que irá pôr isso em causa, concerteza...

Penso que estamos todos cansados da sua conversa de sindicato e da sua argumentação rasteira!

27 janeiro, 2006 01:08  
Anonymous Anónimo said...

Citação:

"Explique lá porque razão é que ao lado de blogues nazis (como diz) há blogues do PSD ...."

Não faço ideia. Mas, Finalmente, a corcunda admite que há blogues nazis linkados pelos Sartro.

Há outros não nazis, mas não são esses sobre os quais incidiu a minha observação.

É uma evidência.

Eu sinceramente não acredito que algum dos elementos conotados com um blogue como o CS possam fazer parte do corpo docente da UCatólica, como a Corcunda parece sugerir.

Parece-me até insultuoso para com a instituição.

Que conheçam vagamente o Blogue, ainda vá... que o referenciam porque conhecem o X, por uma questão de liaisons..ainda vá...

Mas tenho a certeza ABSOLUTA de que nenhum docente da Católica colaboraria num blogue destes , (e sei do que falo) pactuaria com a propaganda doutrinária nele instilada (que chega a ser quase herege e mesmo sedevacantista) ou subscreveria a ideologia nele propalada, mascarada de questões de Fé ou Doutrina...
Aliás, de fraco substracto teológico - filosófico..

Isto porque tenho em elevada conta a formação académica/científica dos docentes da UCatólica, com tenho especial afinidade..

Aliás, um mínimo de erudição básica levaria a que se demarcassem de quem tem um comportamento tão grave como o expresso na CS...

Os fundamentos que referi para justificar sismpatias neonazis dos ditos tradicionalistas católicos são bastante claros e não foram de forma alguma rebatidos.

Repetir mecanicamente que o blogue fascismo em rede ( entre outros linkados pelo CS), não é um blogue fascista e racista, não é propriamente um argumento...
O fascismo é racista. POnsto Final. E as referências simpáticas ao porco e á sopinha de porco são tudo menos ingénuas...

O comportamento da CS e das criaturas que saltaram em sua defesa ( sionista, buíça, corcundas, e quejandos) chamemos-lhe assim, são muito óbvios quanto no que toca à mais elementar educação ....

Ou seja, revelaram a sua verdadeira natureza ...ideológica.

Em tudo coerente com a matriz básica do nazismo.
...
Por último , devo dizer à Corcunda que o seu estilo literário é tão pouco estimulante que eu, se estivesse na sua corcunda, não me atreveria sequer a emitir críticas literárias sobre prosas alheias, muito menos a ajuízar nesciamente sobre literacias de outros...

Tanto mais que desconhece concerteza os blogues onde escrevo....

Mas pronto A falta de razão ( e outras dificuldades pessoais ) explicam a agressividade.

Aconselho a leitura atenta da ùltima encíclica papal...

Ah.... E outra coisa... não tem a corcunda capacidade ou quelquer compet~encia para ajuízar da minha condição de católica praticante.

A liberdade de expressão AINDA existe. ( Embora alguns adorem usar o lápis azul)

Como afirmou o FG Santos,neste mesmo blogue - viva a liberdade!!!

Católica Praticante

27 janeiro, 2006 02:03  
Blogger O Corcunda said...

A senhora é burra, simplesmente!

Como deveria saber há uma quantidade enorme de fascista que não são racistas! Não precisa da minha palavra para crer nisso, bastando para isso ler a doutrina de Roger Griffin da Univ. Oxford Brookes...
Como explica então a existência de autores como Plínio Salgado, Vallejo Nagera, a crítica ao nazismo de Spengler?

Para além disso não sabe ler!

Eu escrevi "nazis (como diz)" o que significa, para toda a gente fluente na língua-mãe, que é no seu dizer e não no meu!
LOGO, NÃO HÁ QUALQUER CONCESSÃO A QUE ESTE AQUELE OU AQUELOUTRO SEJAM BLOGUES NAZIS!

Como já disse o Fascismo em Rede publicou já vários textos dirigidos ao erros do Racismo, escuso-me a repetir os links!

Qualquer abortista e contraceptivista não é digna de se chamar católica. PONTO.

Os seus argumentos demonstram bem a proveniência de uma mente suja!

27 janeiro, 2006 03:10  
Blogger O Corcunda said...

Acho particularmente divertido que a senhora ande a fazer "nicks" para ir insultar aos outros blogues e depois diga que foi um jovem que os escreveu!

Uma PALHAÇA é o que a senhora é, que nem tem coragem de baixar o nível, fazendo de conta que é outra pessoa que o está a insultar!
Curiosamente os erros sintáticos do suposto adolescente são exactamente os mesmos que os seus!
Pouco inteligente...

Eu digo o que tenho a dizer! E não percebi porque é que ficou enxofrada com a história do Diafragma, uma vez que, para si, é uma forma de contracepção como outra qualquer...
Defenda-a como boa PROTESTANTE!!!

Pela inteligência (leia-se iliteracia disfuncional) calculo que seja daquelas alunas campesinas de Serviço Social da UCP...

Cure-se! Já teve tempo de antena a mais...

27 janeiro, 2006 03:22  
Anonymous Anónimo said...

«Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és»

E você, com quem anda?

«A liberdade de expressão AINDA existe.»

Não graças a si, como se pode comprovar.

«Embora alguns adorem usar o lápis azul»

Nomeadamente você.

NC

27 janeiro, 2006 03:44  
Anonymous Anónimo said...

Donde se prova que se pode escrever umas coisitas avulsas de em teoria política e depois.. .

ser um completo analfabeto funcional...em outras áreas ....

Já agora,....

O conceito de “iliteracia disfuncional” não existe..

Diz-se iliteracia funcional...

e que existe, existe mesmo!

Quanto á sua referência bacoca a um método contraceptivo, ( face á insistência, dir-se-ia que é o único que conhece) parece-me que tal temática é um assunto da sua exclusiva intimidade, pelo que me parece de profundo mau gosto que a corcunda exponha publicamente o método que lhe é mais familiar, digamos assim…

Reserve essas questões para o conchego da sua alcova, como um verdadeiro cavalheiro:

Quanto ao cavalheirismo e linguagem, , pode ter umas lições com o FG…

Para terminar…
A corcunda pedia para lhe desamparar a Loja…

Hum…. A Qual Loja se refere…?

Católica Praticante

27 janeiro, 2006 10:46  
Anonymous Anónimo said...

Só uma pessoa de infinitas incapacidades pode não compreender que os "lugares comuns" que ouve não são a totalidade da linguagem.
Iliteracia Funcional significa que uma capacidade operativa!
Ergo...

A da "Loja" partiu-me todo!
Querem ver que além de Nazis o Sarto e o Rafael são "maçons"...
e eu!

Como dizia profusamente um professor de economia que tive "Há limites físicos para a inteligência, mas não há para a estupidez"!

27 janeiro, 2006 13:03  
Blogger O Corcunda said...

A última mensagem é de minha lavra, como é evidente.

27 janeiro, 2006 13:04  
Anonymous Anónimo said...

Hummm....

Já pesquisou sobre o conceito de iliteracia ... Lindo...


Mas, e aquele conceitozinho de sua autoria, a iliteracia disfuncional... quer dizer... o quê???????

Ops, escusa de tentar explicar, (é extenuante para os seus neurónios) e já deu algumas demonstrações práticas do primeiro conceito...

Que é o que de facto se lhe aplica...

Aliás... para ter a capacidade de compreender uma ironia ( porque se for a piadinha rasca, essa já lhe é mais familiar e não fica todo partido) é preciso usar um mínimo de sinapses...


Católica Praticante

27 janeiro, 2006 17:32  
Anonymous Anónimo said...

La dialectica de Corcunda es tumbativa.....!

28 janeiro, 2006 23:27  
Anonymous Anónimo said...

"Acho absolutamente delicioso o facto de haver ai gente muy católica, muy criente, muy beatíssima, que vai às igrejas bater com a mão no peito, rezar aquelas orações ( de pereferência em latim) todas muito bonitas com arzinho compenetrado, pedir perdão a Deus, prostrar-se perante um Deus criador dos Céus e da Terra,

num Deus que nos fez a todos (humanos) à imagem e semelhança d'Ele e,

logo à saída debitam racismo supremacista (encapotado, claro, pois a hipocrisia é para eles ferramenta de trabalho) com toda a naturalidade.

Nem percebem, coitados, que estão em contradição."

Subscrevo inteiramente. Por supuesto...


Católica Praticante

30 janeiro, 2006 13:40  
Anonymous Anónimo said...

Li estes comentários todos e a única coisa que quero acrescentar é que nunca vi um blog tão Católico e tão cheio de Fé como "A Casa de Sarto"... recomendo-o sinceramente a todos quantos ainda se dizem Católicos.

02 fevereiro, 2006 16:11  

Enviar um comentário

<< Home