26 dezembro 2005

O Sacrifício

O tema deste postal não é a última obra do genial cineasta russo Andrei Tarkovski. Versa, sim, sobre uma situação descrita no livro "Mao - a História Desconhecida" de Jung Chang (Bertrand). A autora desmistifica a Longa Marcha, afirmando que o seu sucesso só foi possível devido à conivência de Chiang Kaicheck. E porque é que o líder nacionalista haveria de contribuir para que os soldados comunistas se reagrupassem a norte, junto à fronteira com a URSS? Segundo Chang, porque Estaline tinha o filho de Chiang Kaicheck detido em Moscovo, sem grande liberdade de movimentos. Tal provocou o pânico do pai, que nada fez que pudesse desagradar a Estaline. E, assim, conseguiu fugir um exército de 40.000 homens, possibilitando anos mais tarde, em 1949, a vitória comunista e toda a série de desgraças que se abateram sobre o povo chinês.
Muitos de vós, ao ler estas linhas, pensarão no General José Moscardó, que liderou a defesa épica do Alcazar de Toledo, durante a Guerra Civil espanhola, resistindo dramaticamente à chantagem exercida pelos rojos sobre o seu filho. Que veio a perecer. Mas o Alcazar resisitiu.
Não condeno Chiang Kaicheck. Mas, se admiro o pai, talvez admire menos o líder. Mas nunca condenaria o homem.

3 Comments:

Blogger O Corcunda said...

A tragédia de Antígona é o drama de ser humano! Eu prefiro sempre o sacrifício do Infante Santo, o nosso D. Fernando...

26 dezembro, 2005 17:44  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

O conflito pelo qual nenhum homem quereria passar. Temos im outro caso, menos conhecido, na nossa história, o de D. Duarte, irmão de D. João IV que, apanhado pelos opositores estrangeiros do Irmão, foi submetido a toda a espécie de vexames e maus tratos.
Abraços a Ambos.

26 dezembro, 2005 18:21  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

E já agora, embora esteja longe de ser o principal do "post", «O SACRIFÍCIO» é uma maravilha.

28 dezembro, 2005 12:08  

Enviar um comentário

<< Home