10 novembro 2005

Tempos difíceis para Ahmadinejad

As explosivas declarações de Ahmadinejad, o novo presidente iraniano, apelando à destruição de Israel ainda estão nos ouvidos de muitos. Já aqui deixámos a nossa visão sobre o assunto, realçando o extremar de posições entre o Irão e os EUA desde o famoso discurso "bushiano" sobre o "eixo do mal".
Segundo observa o "Independent", alguns conservadores iranianos receiam que o presidente esteja a instigar uma espécie de revolução a partir das estruturas do Estado, substituindo a velha geração de dirigentes que vem do tempo da Revolução Islâmica por uma nova geração de radicais. A esta situação delicada junta-se a luta que está a opor o parlamento à presidência, patente numa série de rejeições de candidatos a Ministro do Petróleo, num meio de uma série de acusações de corrupção e enriquecimento ilícito.
A frustração da juventude iraniana com a impotência demonstrada pelo moderado Khatami durante os seus dois mandatos gerou uma certa apatia na sociedade, inteligentemente aproveitada pelos novos radicais, que vão sem dúvida tentar inverter os poucos avanços sociais que ocorreram durante a presidência de Khatami.